terça-feira, 16 de novembro de 2010

Berlim e Brandenburg


Alemanha
 Berlim e Brandenburg


  Berlim é um dos 3 estados/cidade da Alemanha juntamente com Hamburgo e Bremen. Estes últimos são estados porque são os dois importantes portos da Alemanha. Berlim é a capital da Alemanha e também a maior cidade. O estado federal de Berlim tem 890 km2 e uma população de 3,4 milhões.

Berlim é a capital da Alemanha.
  Depois da queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, voltou a ser a capital como sempre tinha sido. A cidade estava dividida em duas pelo muro construído pelos comunistas da Alemanha de Leste (cuja capital era Berlim Leste) que tornavam Berlim Oeste uma autêntica ilha na Alemanha comunista. Durante décadas os aliados da República Federal Alemã fizeram uma ponte aérea estabelecendo a ligação com o resto da Alemanha. Por tudo isto, Berlim é hoje em dia uma cidade carregada de história, com o testemunho de vários períodos difíceis mas ainda ostentando a grandeza de outrora. De facto, a cidade foi praticamente destruída pelos bombardeamentos aliados do fim da 2ª Guerra Mundial, mas alguns dos seus edifícios antigos puderam ser reconstruídos. No entanto, durante décadas, a cidade cresceu em dois estilos diferentes que se podem observar hoje. Com a queda do muro terminou o período negro e iniciou-se a nova era da Berlim moderna e cosmopolita. A restauração de edifícios históricos, a modernização do Bundestag (Parlamento) e a tomada de locais degradados pela arquitectura moderna deram um novo alento a Berlim.
Toda a história de Berlim pode ser observada em muitos pontos da cidade que são o testemunho das várias fases que foram transformando a cidade. Um dos principais símbolos, a Igreja Kaiser-Wilhelm Gedächtniskirche em ruínas que é um marcou a destruição de Berlim em 1944.
  Esta igreja está inserida numa zona conhecida por Zoologischer Garten onde existe de facto o Zoo de Berlim. O principal parque da cidade é o Tiergarten, que se pode considerar o pulmão no centro da cidade. No limite do parque fica a famosa Porta de Brandenburg, símbolo da reunificação da Alemanha e antigo marco da separação da cidade. Bem perto fica o novo Parlamento alemão, o Deutscher Bundestag
  Entrando na antiga Berlim/Leste pela sumptuosa Avenida Unter Den Linden chega-se à Ópera de Berlim que alberga a famosa orquestra Berliner Philarmoniker. A Catedral de Berlim(Berliner Dom) ostenta uma ampla cúpula que foi totalmente reconstruída após a 2a guerra mundial. A Avenida Unter Den Linden termina na Alexanderplatz onde se situa a Rathaus(Câmara Municipal) e a Fernsehturm (torre de televisão) com mais de 200 m de altura. Ainda na zona leste da cidade, fica o famoso Checkpoint Charlie e o seu Museu representativo. Ainda se podem observar pedaços do Muro de Berlim, que ficaram para manter a memória, um deles bem perto da antiga sede das SS nazi. Um dos locais mais importantes marcados pela moderna arquitectura que um pouco por toda a cidade a faz renascer é Potsdamerplatz.
Potsdam é a capital do estado federal de Brandenburg  (29.476 km2 / 2,6 milhões de habitantes) e situa-se nos arredores de Berlim. É uma cidade de 130.000 habitantes que acaba por ser satélite da grande metrópole Berlim. Durante o Verão de 1945 a cidade foi o palco da Conferência dos líderes Aliados que saiu vitoriosos da 2ª Guerra Mundial, nomeadamente dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética. Naqueles encontros foi acordada a divisão da Alemanha e da Áustria em 4 sectores e das cidades de Berlim e Viena.
Potsdam é uma bela cidade onde predomina a arquitectura barroca e pelos seus jardins e palácios foi classificada como Património Mundial. O Schlosspark Sanssouci é um jardim de 291 hectares onde ficam os sumptuosos Palácios Sanssouci e Neues Palais, juntamente com outras estruturas magníficas, construídos por Friedrich II e seus sucessores.
Em Babelsberg fica o histórico parque de produção cinematográfica onde se fizeram os primeiros filmes alemães famosos nos anos 1930.


Jogos tradicionais da Alemanha

Origens: a presença de portugueses a partir do século XVII e a vinda de alemães e italianos da Europa a partir do século XIX marcaram o início da colonização e composição da cultura e desenvolvimento no sul do Brasil. Inicialmente, com fins militares (no século XVII), a ocupação foi se ampliando também para fins de trabalhos agrícolas e após, principalmente, com italianos e alemães, houve a instalação de indústrias, isto já entre os séculos XIX e XX. Na bagagem dos imigrantes também foi trazida a cultura lúdica caracterizada por diferentes jogos tradicionais, que foram preservados nas novas terras, em alguns aspectos modificados, dando a feição particular da miscigenação de culturas que hoje habitam os estados do sul do Brasil. Como se poderá ver adiante, os marcos de memória que caracterizam a história da cultura europeia enraizada no Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), revelam jogos tradicionais que ainda hoje permanecem no quotidiano dos descendentes das etnias Estudadas. A cultura lúdica mostrada neste estudo, refere-se aos dados colectados no Instrumento II de uma pesquisa mais ampla: Brinquedos.
E brincadeiras tradicionais no sul do Brasil: uma interpretação Na abordagem da teoria dos sistemas ecológicos”. A compreensão dos jogos dos tempos passados, exige auxílio da visão antropológica, para discriminar o jogo em diferentes culturas. O homem, através dos Séculos, vem passando seu conhecimento e, inclusive os jogos, de Geração para geração, o que produz um arcabouço de experiências e possibilita a transmissão destas, aos seus sucessores.




Hino da Alemanha

Em alemão

Einigkeit und Recht und Freiheit

Für das deutsche Vaterland!

Danach last uns alle streben,

Brüderlich mit Herz und Hand!

Einigkeit und Recht und Freiheit

Sind des Glückes Unterpfand:

Blühe im Glanze dieses Glückes,

Blühe, deutsches Vaterland!
Em português

Unidade e Justiça e Liberdade

à Pátria Alemã!

Procuremos, irmanados,

alcançá-las com afã!

Unidade e Justiça e Liberdade

são o penhor da felicidade.

Floresce, no esplendor desta felicidade,

Floresce, ó Pátria Alemã!






                                                                        
Foi fundáda em:  23 de maio de 1949



 Cores:
                                                                       - Preto
 A bandeira da Alemanha e constituida pelas cores:  - Vermelho
                                                                       - Ouro


  
Feriados nacionais da Alemanha

                                                                  Janeiro


Sexta, 1º de Janeiro 2010
Neujahr
Feriado oficial da Alemanha

Quarta, 6 de Janeiro 2010
Heilig Drei König*
Feriados regional (Bayern, Baden-Württemberg, Sachsen-Anhalt)

                                      Abril

Sexta, 2 de Abril 2010
Karfreitag
Feriado oficial da Alemanha

Domingo, 4 de Abril 2010
Ostersonntag
Feriado oficial da Alemanha


Segunda, 5 de Abril 2010
Ostermontag
Feriado oficial da Alemanha
       
Sábado, 1º de Maio 2010
Tag der Arbeit / Maifeiertag
Feriado oficial da Alemanha

Quinta, 13 de Maio 2010
Christi Himmelfahrt
Feriado oficial da Alemanha

Domingo, 23 de Maio 2010
Pfingstsonntag
Feriado oficial da Alemanha

Segunda, 24 de Maio 2010
Pfingstmontag
Feriado oficial da Alemanha
Junho


Quinta, 3 de Junho 2010
Fronleichnam*
Feriados regional (Baden-Württemberg, Bayern, Hessen, Nordrhein-Westfalen, Rheinland-Pfalz, Saarland, katholische Gemeinden in Sachsen und Thüringen)
Agosto


Domingo, 8 de Agosto 2010
Friedensfest*
Feriados regional (Stadt Augsburg)

Domingo, 15 de Agosto 2010
Mariä Himmelfahrt*
Feriados regional (katholische Gemeinden Bayerns, Saarland)
                                 
Outubro


Domingo, 3 de Outubro 2010
Tag der Deutschen Einheit
Feriado oficial da Alemanha

Domingo, 31 de Outubro 2010
Reformationstag*
Feriados regional (Brandenburg, Mecklenburg-Vorpommern, Sachsen, Sachsen-Anhalt, Thüringen)
Novembro


Segunda, 1º de Novembro 2010
Allerheiligen*
Feriados regional (Baden-Württemberg, Bayern, Nordrhein-Westfalen, Rheinland-Pfalz, Saarland)

Quarta, 17 de Novembro 2010
Buß- und Bettag*
Feriados regional (Sachsen)

Dezembro

Sábado, 25 de Dezembro 2010
1. Weihnachtsfeiertag
Feriado oficial da Alemanha

Domingo, 26 de Dezembro 2010
2. Weihnachtsfeiertag
Feriado oficial da Alemanha
                                                 




Camisola da seleção Alemã









                                                    








                          Brasão da Alemanha

Brasão da Alemanha




                                           O que acontece na época do Natal

  Na medida que o Natal se aproxima, a Alemanha ganha uma magia especial. Mais de 2.500 mercados de Natal       montados em maravilhosos cenários convidam os turistas a participarem da alegria do período pré-natalino e a entrar no espírito festivo que assume o país nessa época do ano.












Poeta Alemão


1797: Nasce o poeta alemão Heinrich Heine

Heinrich Heine foi um dos maiores poetas do século 19

Nasce Heinrich Heine, um dos maiores poetas alemães do século 19. Ele tornou-se célebre pela afirmação profética "Onde livros são queimados, seres humanos estão destinados a serem queimados também".


 Início da vida


Carta de Heine à esposa de Karl Marx foi descoberta por acaso Carta de Heine à esposa de Karl Marx foi descoberta por acasoNascido no estado da Renânia do Norte-Vestfália em 13 de dezembro de 1797, foi enviado a Hamburgo quando os negócios de seu pai, que era comerciante, começaram a estagnar. Nessa cidade do norte alemão, morou com seu tio rico, o banqueiro Salomon, que o incentivou a seguir seus passos profissionais, sem sucesso.

Heinrich estudou nas universidades de Bonn, Berlim e Göttingen, mas o interesse por literatura foi maior do que por direito, apesar de sua graduação em 1825. Ainda estudante, compôs o poema Intermezzo, inspirado no amor por uma prima. Mais tarde, o amor não correspondido será um dos temas centrais de sua obra.

Como na época o ingresso no serviço civil era proibido para judeus, Heine se converteu ao protestantismo. Ele também mudou seu primeiro nome de Harry para uma versão mais germânica: Heinrich. Entretanto, nunca chegou a exercer qualquer função nessa área.

Primeiras obras

Fac-símile de manuscrito de Heine de 1844
Como poeta, Heine estreou em 1821. E, já no começo de sua longa carreira literária, compôs um de seus poemas mais famosos, Dois granadeiros, que reflete sua admiração por Napoleão.  

Por razões de saúde passou temporadas nas praias do Mar do Norte, que lhe inspirou uma série de poemas sombrios e pitorescos sobre o amor frustrado, incluídos em seu famosoLivro das canções, uma extensa coleção de versos.

Esses primeiros trabalhos mostram influências da época, porém o toque irônico os destaca do mainstream romântico. Suas viagens de verão produziram também a base para os quatro volumes dos Quadros de viagem (1826–31), uma combinação de autobiografia, crítica social e debate literário.






            Hino da Alemanha




Sobre a Alemanha

Sem comentários:

Enviar um comentário